Tudo começou assim!
Recebi este E-mail, li e fiquei pensando quem será esta pessoa, Paulo Albuquerque
PRIMEIRO E-MAIL
Paulo Albuquerque <albuquerque.paulo@gmail.com>
Qua 29/08/2018, 11:32
ESTÁGIO DXS SUPERESPECIAIS: FOI DADA A LARGADA!!!!
Na semana passada, na fria e chuvosa noite de 22 de agosto foi dado início ao tempo das práticas ou aquilo que endentemos por estágio e também por oportunidade de operacionalizar tudo aquilo que as diferentes disciplinas e momentos do curso proporcionaram.
Assim, agora que conheci o grupo (recebi o email ontem 28.08.18) que me cabia neste latifúndio da turma de futuros formandos ccoemeci a escrever este bilhete que tem por finalidade ser o disparador do pensar o estágio e o TCC.
Por que? Porque o Estágio e o TCC são aquels momentos da nossa formação que nos levam (enquanto profissionais da educação) ea pensar sobre as situações que interpelam cada vez mais a escola; são questões que vão além do pedagógico: são sociais, culturais e até mesmo políticas.
Nosso fazer docente enfrenta problemas socioculturais nunca antes enfrentados, os avanços da tecnologia digital, as questões de gênero, étnicas, o desemprego; elementos que apontam para uma sociedade alterada.
Se acrescentarmos à forme, estados de guerra e pré-guerra (a violência urbana) percebe-se que educar se apresenta condicionado por um conjunto de elementos cuja maior característica está no multifacético.
Em função disso, pensar o fazer docente requer outro modo de pensar educação, até porque educação não tem limites definidos por idade ou pela escola, pelo dever profissional ou pela relação circunstancial de cada um a um certo tempo pedagógico seja ele sincrônico ou diacrônico.
Se educação é um direito inalienável de homem (está na constituição) sem exceção, individual, familiar social ...hoje e sempre, então ter presente que educar é um trabalho oposto a treinamento para o mercado.
Nesse sentido, trazer para o PEAD/UFRGS as questões que interpelam os espaços educativos tem a ver com o que é pouco exercitado, isto é, que o estágio pode ser o momento para pensar em diferentes percursos de aprendizagem e para exercitar uma outra forma de docência.
Uma docência provisória, é verdade, mas que vem carregada de uma racionalidade e mediada por outras leituras de realidade que interpelam aquele que - na educação – tem o seu fazer profissional.
Os modelos pedagógicos, as noções de educação, a relação entre educador e educando são resultados de uma proposta de educação modelada por (paradigmas epistemológicos) que tem na verticalização e na sistematização os elementos principais da construção de um discurso científico que legitima um modo de ser docente.
Entretanto, é preciso ver não apenas aquilo que nos determina, a nós e a aos outros, à coisas, no processo de ensino aprendizagem que se desviam do previsível, as zonas de turbulência, os outros espaços socioculturais, que se apresentam, talvez, menos claros, mais incertos e menos sistematizados, mas onde algo novo pode estar sendo gerado.
Aí pode estar a entrada temática para organizar as 9 semanas do estágio; pensar arquiteturas pedagógicas implica em transitar no campo do relacional, das disputas, das hipóteses em confronto, significa contemplar a pluralidade imaginando que podem haver outras formas modos de pensar educação a partir do cotidiano dos sujeitos.
Mais do que transmitir conhecimentos, educar significa questionar o saber, exercitar a indisciplina diante das regras dos saberes que nos impõem, particularmente aqueles que vem atrelados a lógica do mercado de trabalho e a satisfação do consumo que concorrem para o empobrecimento do sentido da vida.
A ideia do estágio é também propor um desassossego pedagógico, isto é, identificar na proposta escolar aqueles elementos que propõem uma forma de conhecimento ( conceitual explicativo e um conjunto de ações pedagógicas) que situa o pedagogo como um estratega que identifica, pensa e constrói percursos de aprendizagem.
Todo o conhecimento é polêmico no momento em que se constitui, porque chega para destruir desconstituir o que é dado e é dessa forma que realiza as suas construções
Por isso, ao pedagogo cabe refletir e estar atento aos espaços educativos que exige , além do rigor teórico e da atenção à complexidade do pensamento, a capacidade de criar e pensar o diferente nos processos de ensino aprendizagem para que a sua indignação com as formas de injustiça social e exclusão social não sejam naturalizadas,
Como muito bem disse o prof. Crediné naquela noite de apresentação e abertura do período de 2018/2: vocês são especiais. E gente especial não se preocupa com certo e errado, pelo contrário, explora a situação: ansiedade, medo tem a ver com um processo de destruição/recomposição de um modo de ser: agora vocês deixam de ser alunas para seres professoras.
POR ISSO NOSSOS GRUPO A PARTIR DE AGORA SERÁ O GRUPO NÃO DO ESTÁGIO COM O PAULO, MAS O GRUPO DXS SUPERESPECIAIS, CUJO GRITO MOBILIZADOR SERÁ - MAGIS (aquilo que nos faz melhor e nos faz avançar naquilo que fazemos)
Sejam bemvindxs ao estágio ...espero que seja legal para todxs
paulo
ps: a partir de agora vamos estar conectados...e este é o primeiro dos muitos "aviso aos navegantes1"
SEGUNDO E-MAIL
Paulo Peixoto de Albuquerque <ppalbuquerque.pead@gmail.com>
Seg 03/09/2018, 15:39
Aviso aos Navegantes 2: Estágio: momentos de mudanças e possibilidades! Ou como um Agosto Chuvoso faz a gente viajar no pensar...
Paulo P Albuquerque
Estas notas servem como disparador do pensar o estágio e sinaliza que está na situação vivenciada da prática pedagógica os elementos para a construção do TCC.
Assim sendo, entendo que o planejamento do estágio remete a futura análise a ser feita a partir dos trabalhos realizados durante as nove semanas de estágio obrigatório de prática docente.
Dito de outra maneira: a prática do estágio vai apontar para vocês aquilo que foi possível ou inviabilizado no cotidiano da sala de aula e como possível ou se foi possível o uso das tecnologias.
Por isso, as informações coletadas a partir de experiências e vivências durante o estágio obrigatório são fundamentais para a construção do contexto e do texto do TCC.
A análise e reflexão daquelas informações terá por objetivo mostrar a importância de mudar(mos) a nossa realidade e a nossa prática em sala de aula; cabe a cada um de nós, (professores),que buscam com o uso das tecnologias potencializar o processo ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, o lugar/papel do professor será de fundamental importância durante esse processo de implantação das novas tecnologias dentro do ambiente escolar, a fim de garantir novas possibilidades para a prática pedagógica.
Freire fala que em nossas vidas, tanto pessoal e social, encontramos obstáculos, barreiras que precisam ser vencidas,dando as essas barreiras o nome de “situações-limites”.
Frente a essas situações-limites, ele fala que temos duas alternativas. Ou transpomos essas barreiras, ou as vemos como algo que não queremos transpor, ou ainda algo que precisa ser rompido e aí se empenham a fim de vencer e superar esse obstáculo.
Por isso, a que se pensar que temáticas vão/irão ser proposta(s) para as nove semanas de estágio. Elemento chave é que as propostas de sala de aula precisam estar em consonância com a tecnologia, visto que cada umx é professora-aluna de um curso de pedagogia à distância cursada e construída na mediatização das tecnologias.
Durante o curso o uso das tecnologias se fizeram presentes e constantes, onde os vários ambientes virtuais, (blog,wiki,rooda) para realizar as atividades e aplicar novos conhecimentos foram disponibilizados.
Vocês foram interpelados e aos poucos se apropriando destas tecnologias introduzindo (ou não ) essas aprendizagens em salas de aulas (para aqueles que já trabalham em escolas e sala de aula).
É fato, o uso das tecnologias na educação atual se faz necessário, diante da globalização e da acessibilidade à internet, como forma de obter melhores resultados nas instituições educacionais, tendo como objetivo formar pessoas para trabalhar em ambientes tecnologicamente avançado, proporcionando ao educando a pesquisa como forma de construir conhecimentos e estabelecer redes de contato. (também dito e repetido o tempo todos pelos professores do curso)
Por isso, a área educacional, não deve ignorar essa realidade tecnológica e precisa/necessita incorporar gradativamente as tecnologias da informação, em suas atividades didático-pedagógicas, como fonte de atender um grande número de pessoas e democratizar o acesso à informação.
Atenção Navegantes! Fazer parte dos novos tempos não depende apenas de equipamentos modernos.
A interação que eles permitem pede uma revisão dos métodos tradicionais de ensino. Trabalhar com informática possibilita compartilhar conhecimentos;estimular o raciocínio lógico e o conhecimento das mídias e facilita atividades de pesquisa.
Hoje (cada vez mais) somos desafiados a inovar, mas com método e perspectiva que valorize a atitude de “pesquisar com”; somente construiremos novas formas de educar, questionando a nossa própria prática pedagógica, através da discussão e reflexão a cerca de possibilidades ou alternativas junto e com nossos alunos.
Esta outro modo de perceber a realidade Paulo Freire chama de “percebido-destacado”, como algo que não pode e não deve permanecer como tal e passa a se configurar num “tema-problema” que precisa ser enfrentado e discutido.
A análise da experiência do estágio vai se configurar num tema-problema, na qual as práticas de ensino-aprendizagem vão abrir espaços, não só para o exercício metodológico ( técnico docente), mas também para o uso das tecnologias como recurso de construção do conhecimento junto e com os alunos.
Área de anexos
PRIMEIRO ENCONTRO
Confesso que estava com medo ,pois para mim é tudo novo e o nome Paulo Albuquerque, eu não conhecia, mas para a minha surpresa o primeiro encontro foi muito tranquilizador. passou uma paz de quem sabe o que faz e o que quer,nos deu dicas e foi excelente.
# PARTIU ESTÁGIO
Essa foi a frase do nosso orientador do estágio Paulo Albuquerque, que da nome ao nosso grupo de Wats.
O nosso tutor é Pablo K. Motta.
Então, este é o primeiro de muitos.
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