segunda-feira, 24 de setembro de 2018

FAMÍLIA E VALORES HUMANOS




                            ESTÁGIO         Jardim ii a





                                           Projeto:
FAMÍLIA E VALORES HUMANOS

                                        Elaboração
Andréia marques de almeida

Tempo de aplicação
De 24 de setembro a  30 de novembro/2018

JUSTIFICATIVAS
                    Trabalhar nos momentos e tempos da nossa rotina pedagógica com a identidade, os valores humanos e seu grupo social  (família e os novos arranjos familiares), possibilita para as crianças a compreensão que eles têm uma história de vida, que esta história é única, e que estes são parte atuante no mundo em que vivem.
                    É muito importante que as crianças tenham referências em releção aos valores fundamentais para a convivência sociedade, tais como: amor, solidariedade, amizade, união, entre outros. Desta forma, as regras de convivência se tornam mais claras para as mesmas. A educação infantil deve, portanto, possibilitar o contato com essas referências valorativas que muitas vezes não fazem parte da rotina das crianças em seus lares.
                   Para nós, educadoras, o projeto tem especial importância, pois obteremos informações significativas a respeito das nossas  crianças e seus familiares, o que oportuniza um melhor entendimento da realidade de cada uma de nossas crianças.

Objetivos Geral 
                   Possibilitar que a criança construa a sua identidade, promovendo o desenvolvimento de sua autonomia, de seu sentimento de sentimento de pertencer a um grupo, além da compreensão dos valores fundamentais para a vida em sociedade, através de momentos significativos de aprendizagens.


                    
                         Objetivos específicos
  • Conhecer a história de seu nome e seu significado;
  • Identificar suas preferências pessoais;
  • Construção do eu e do outro;
  • Desenvolver a auto-estima e o valor à família;
  • Trabalhar as diferenças;
  • Identificar os membros de sua família e o papel de cada um;
  • Aumentar ou estreitar o vínculo familiar e instituição de educação infantil;
    


                                     Atividades
  •  Roda de conversa: O nome de cada um, as características, as diferenças entre as pessoas, os valores humanos, como é minha família, entre os outros; 
  •  Atividades de artes que trabalhem: o meu tamanho, a minha mão, o meu pé,(noções de grande/pequeno, maior/menor, agrupamentos e seriação;
  •  Dinâmica do toque(vendar os olhos da criança e sugerir que a mesma toque o rosto e o corpo  e diga que parte está tocando);
  •  Quantos anos eu tenho? E meus familiares
  •  Brincadeiras com jogos alusivos ao projeto;
  • Confecção do menino(a) em sua casa; 
  •  Trabalhar com as fases da vida: bebê, criança, adolescente, adulto, idoso;
  •  Confecção do menino e menina;
  •  Painel de fotos da família, com mensagens "família é"
  •  Utilização de recursos midiáticos para possibilitar o reconhecimento visual e auditivo das crianças e de seus colegas de sala;
  •   Pesquisa sobre o nome da criança e seu significado;
  •   Dramatização do dia a dia da família;
  •   Convidar familiares para ir à escola falar da sua profissão para as crianças;
  •   Entrevista com o papai e a mamãe: Qual a profissão de cada um? O que fazem?    
  •   Trazer objetos que caracterizem diferentes profissões. Pode-se criar um baú; 
  •    Dia da culinária, bolo de caneca;
  •    Painel com mensagens, Família é...
  •    Linha do tempo dos pais;
  •    Caixa de memórias;
  •    Café da manhã com as famílias. 

                                          Avaliação
           Todo o projeto terá sua avaliação realizada através de observações sistemáticas das diversas atividades aplicadas e o desempenho individual  das crianças. Lembramos que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil são as norteadoras destas atividades.


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